Anterior
Próximo
Cruzeiro do Facão - São Pedro

A Região Turística Serra do Itaqueri (RT SI), localizada na porção centro-leste do estado de São Paulo, compõe uma entre as várias regiões turísticas definidas pelo governo estadual, seguindo orientação do Ministério do Turismo (MTur).

Está representada por 14 municípios: Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Carlos, São Pedro e Torrinha. Alguns municípios, como Águas de São Pedro e Brotas já apresentam atividade turística consolidada.

No ano de 2017, o SENAC SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) concluiu o Plano Regional de Turismo (PRT), no qual estiveram envolvidas as Prefeituras, especificamente na área do turismo, e a iniciativa privada, objetivando diagnosticar e promover o turismo regional, com a elaboração de diretrizes e o planejamento de ações que permitam a captação de recursos em diferentes níveis governamentais e junto a empresários do trade turístico.

Em 2020, foi formalizada juridicamente a Associação Serra do Itaqueri (ASI), tendo, entre vários objetivos: propor e realizar ações que fomentem e promovam a atividade turística dos municípios que compõem a RT Serra do Itaqueri, aproximando o poder público e a iniciativa privada. A atuação independente dos poderes públicos municipal, estadual e federal permite a apresentação e o gerenciamento de projetos visando à captação de recursos para o desenvolvimento do turismo regional, seguindo as diretrizes da respectiva RT.

Uma das propostas da ASI é a criação de eventos de diferentes modalidades (gastronômicos, esportivos, técnico/científicos etc.), contando com a participação de empresários do trade turístico e de diferentes instituições da região, possibilitando maior divulgação dos atrativos naturais, gastronômicos e culturais, por meio de eventos e sua inserção em calendários regionais, estaduais e nacionais.

Problema de pesquisa

Após o exposto, pode ser colocado que a ASI hoje possui uma representatividade regional com aproximadamente 100 empresas do trade turístico dos 14 municípios da RT Serra do Itaqueri compondo o seu quadro de associados, e que busca realizar projetos em prol do desenvolvimento do turismo regional de forma que promova o aumento do número de turistas circulando na região, beneficiando assim, os seus associados e a comunidade em que estão inseridos.

Assim, foi elaborado e aqui se apresenta o projeto “Circuito Serra do Itaqueri”, que tão bem atende à proposta anteriormente citada, embasado no seguinte problema de pesquisa:

De que maneira, a implementação de um Circuito Ciclístico envolvendo o conjunto de municípios da RT Serra do Itaqueri pode colaborar para o aumento do número de turistas locais e regionais durante o ano todo e como a comunidade local pode se beneficiar com isso?

Justificativa

A partir da explanação anterior, justifica-se a apresentação do projeto e a implementação do Circuito Serra do Itaqueri, o qual vai de encontro ao aumento do número de ciclistas que buscam por novas trilhas sinalizadas e que possuam pontos de apoio definidos ao longo do seu trajeto.

O circuito passará pelos 14 municípios que compõem a RT Serra do Itaqueri priorizando a zona rural e os estabelecimentos que já são associados. A ASI através dos seus parceiros SEBRAE, SENAR e SENAC promoverá a capacitação das propriedades/estabelecimentos que se interessarem em atuar como ponto de apoio do circuito.

Será desenvolvido em parceria com as prefeituras, projetos de valorização do artesanato local e regional os quais poderão ser comercializados tanto em um local físico em cada município, bem como através de um Marketplace próprio da ASI, no qual todo associado poderá ter a sua loja online e enviar seus produtos artesanais ou outros de produção própria para todo o brasil, atendendo assim a demanda dos ciclistas que não terão como levar o produto na hora e poderão recebe-los em casa, gerando renda para os empresários e a comunidade local.

Objetivos

O objetivo geral do projeto “Circuito Serra do Itaqueri” é promover desenvolvimento do turismo regional através do ciclismo, tendo em vista o aumento do fluxo de turistas ao longo do trajeto do circuito nos diferentes municípios, com a consequente divulgação dessa Região Turística.

Os objetivos específicos incluem:

  1. Desenvolver/capacitar propriedades/estabelecimentos ao longo do circuito para atuarem como pontos de apoio.
  2. Promover e valorizar o artesanato e produtos locais e regionais como fonte de geração de renda.
  3. Atrair turistas de todos os lugares para conhecerem as belezas, os sabores e o que há de melhor na região da Serra do Itaqueri.
  4. Buscar o aumento no número de associados da ASI.
Precisa de ajuda?